quinta-feira, 4 de novembro de 2010

GONE - O Mundo Termina Aqui.

Em um piscar de olhos, todos com mais de 14 anos desaparecem. Restam adolescentes. Pré-adolescentes. Crianças. Nenhum adulto. Nenhum professor, policial, médico ou responsável. Linhas de telefone, redes de televisão e a internet param de funcionar. Não há como pedir ajuda. A fome é intimidante e a violência começa. Os animais parecem estar se transformando, e uma criatura sinistra está à espreita. Os próprios adolescentes estão ficando diferentes, desenvolvendo novos talentos: poderes inimagináveis, perigosos e mortais, que crescem dia após dia. É um mundo novo e assustador. É preciso escolher um lado — e a guerra é inevitável.

Terminei o livro extasiada e também preocupada. Porque? Bom, essa resenha sobre "Gone" nunca vai chegar perto do quão fantástica é a história. Vai ser dificil expressar por palavras a genialidade da idéia do livro, sem demagogia nenhuma. Mas eu vou tentar...

Se fosse para classificar o livro, eu colocaria Gone junto a Jogos Vorazes, tanto pela maravilhosa história quanto pela originalidade. Michael Grant transformou uma temática, pelo menos para mim, receosa em algo que até os mais céticos e inflexíveis vão se render. Escreveu ficção científica sem ser banal. Escreveu sobre uma realidade distante sem ser só mais um.

E um alerta, como disse a Nina em sua resenha, Gone não é um livro para fracos. E está bem longe de um livro infato. Os personagens crescem. São crianças maduras lutando pela sobrevivência em um mundo desconhecido. O autor não esconde os detalhes, ele expõe e explora tudo o que pode acontecer em cada situação. Mortes, violência, extinto aflorando... tudo acontece no LGAR.

Como se adultos que desaparecem sem nenhuma explicação não fosse o bastante temos também crianças com poderes, animais mutantes e uma turma nada do bem querendo o poder a qualquer custo.

Sam,Astrid, Edílio, o pequeno Peter e CIA são o grupo que estará a frente dessa batalha. Sim, Praia perdida se tornará um cenário de guerra e horrores.

Os personagens são um show a parte. Até os maus são admiráveis:Drake, Cine e Diana são geniais. Na turma do bem os meus queridinhos foram o Sam, Astrid e a Maria. E não posso deixar de dizer, para aqueles que gostam, que tem romance.(EU)

Muitos mistérios rodam a história:Como isso tudo começou? Estamos em um mundo a parte? Que barreira é essa? A Usina tem algo a ver com isso? E os poderes?... são dúvidas que não acabam mais e é só o inicio do sofimento para nós leitores. #Louca por Hunger.

O livro é eletrizante, quinhentas páginas que passaram voando e eu tentando ao máximo adiar esse fim. Fiquei com o gostinho de quero mais e com a certeza que o segundo livro vem com ainda mais escuridão. Que final foi aquele? Grant arrasou. Muito além de cinco estrelas...

- Outras capas de Gone. A brasileira não mandou mal... =D

14 comentários:

  1. Oieee
    Minha irmã menor esta lendo esse livro, jaja eu vou tomar dela rs... Adorei sua resenha me deixou com mais vontade de ler, e curiosa pelos detalhes!!
    beijocas

    ResponderExcluir
  2. Concordo em tudo!

    Confesso que certas partes são realmente chocantes e quando vc vai lendo as continuações essas cenas "cruas" e primitivas só pioram. Mas eu adoro livros assim.

    Resenha 5 estrelas Nii.

    Bjx

    ResponderExcluir
  3. A capa BR é a melhor , na minha humilde opinão.
    Eu quero le-lo, a sinopse é muito boa e estigante... e a sua resenha ficou bem boa *.*
    Vou le-lo sim =D

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha Nii! *---*
    Estou na metade do livro agora =D
    Estou demorando porque estou lendo um monte =P
    Mas estou adorando esse livro, é tanto mistério, que não dá pra parar de ler ^^
    E eu como sempre, prefiro as capas estrangeiras =/
    O Brasil poderia pelo menos colocar as capas originais =S
    Bjus =*

    ResponderExcluir
  5. Legal seu blog.Eu lancei livro sobre arte
    circense.Abç pra ti.

    ResponderExcluir
  6. Oi Nii... li sua resenha e fiquei muito interessada. É o tipo de história que gosto... daquelas as idéias surgem do "e se...?"

    Vou acrescentar no meu skoob como "desejado"!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Niii...
    Navegando pela internet, me deparei com seu Blog.
    Muuito bom o seu blog, suas idéias, sensibilidade e seu bom gosto...
    Parabéns pelo trabalho!
    Estou te seguindo.
    Saudações,
    EDU (http://edurjedu.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post e o seu blog, muito fofo!
    Quero ler Gone, mas ainda nem deu pra comprar! ;~

    Também gostei da capa brasileira, tem uma ali das outras que é péssima! ;~ hahaha

    Beeijos

    ResponderExcluir
  9. Nossa!!

    e eu já queria muito ler.. mas fui acabando deixando ele para depois e depois e nem comprando affff

    mas vc falando sobre a genialidade e criatividade... e é otimo ver isso nos livros .. adorei Jogos Vorazes por isso tb.. assim como em Feios e Perfeitos..
    já subi para lista novamente... louca para ler

    ResponderExcluir
  10. Esse é o proximo da lista! Minha irmã esta terminando de ler e eu ja vou pegar dela rs... Ela esta adorando!
    beijooos

    ResponderExcluir
  11. es fantastico este libro;)me encanto¡¡¡¡

    ResponderExcluir
  12. Euu adorei o livro tbm , mas eu queria saber se já lançou o 2º :/

    ResponderExcluir

Oie! Que bom que você está aqui! Obrigada pelo comentário e volte sempre! ;) Bjo na testa! haha