domingo, 21 de novembro de 2010

Escuridão - Elena P Melodia.

Sinopse
Alma tem 17 anos, e nada em sua vida difere das meninas de sua idade: escola, programas com seu grupo de amigas, tédio e impaciência na relação com a família. Até o dia em que vê um caderno roxo numa vitrine e, por puro impulso, o compra. A partir daí, acontecimentos horripilantes começam a se suceder. Todos descritos em detalhes nas páginas do caderno...antes de acontecerem. Com a letra dela. Que não se lembra de ter escrito nada. Quem é Alma, na verdade? Quem é Morgan, seu misterioso amigo de escola, que parece ter respostas para o que está acontecendo? E como impedir que as forças do mal se aproximem dela e de quem ela ama?


Antes de tudo, vou dizer: Eu conseguir! Thanks God! Depois de uma semana e alguns dias eu finalmente terminei a leitura de “Escuridão”. Eu normalmente leio livro muito rápido, mas com “Escuridão”, manter essa característica foi praticamente impossível e eu vou explicar o porquê.

A idéia do livro é muito boa e a escrita da Elena Melodia é maravilhosa, cheia de comparações e rica em detalhes, o motivo do meu atraso foi a minha não simpatia com a protagonista. A Alma é uma personagem pouco cativante e a meu ver foi mal construída, ela é tão contraditória. Por exemplo, ela afirma que não suporta grupos cheios de segredos que fazem todo um suspense para novos membros e porque então ela faz a mesma coisa no dela? Tem até uma prova para quem quer ser do grupinho da Alma... Comofaz?

Ela passa a idéia de “Eu sou perfeita, você é um lixo”, bem esnobe. Ela julga as pessoas do alto de um pedestal, detesto isso. A família, os “amigos”, ninguém escapa. Para mim a autora carregou muito na formação da personagem. Para resumir eu detestei a Alma e isso prejudicou minha leitura, o que não quer dizer que eu não vá ler as continuações... Por que eu vou. Como eu disse no início a idéia é boa e a história tem seu quê de mistério e isso prende o leitor.

O livro gira em torno de misteriosos assassinatos e a possível ligação com Alma. Desde um grave acidente que sofreu, Alma tem tido sonhos conturbados e difíceis de serem entendidos. Quando um caderno roxo surge rabiscado pela manhã contendo a descrições desses sonhos, Alma sabe que nada mais pode ser igual e é o momento de ir à busca da verdade antes que ela seja a próxima vítima. – acabei de descobrir que eu posso fazer chamada de filmes de terror/suspense =0.

Perseguições, suspense, mistério... Tem de tudo um pouco, mas não se enganem o livro não tem uma estória muito dinâmica. É bem parado, sem grandes acontecimentos. O final foi mais emocionante e a autora deixa o leitor cheio de idéias e teorias. Quando eu pensei que o mistério estava próximo a ser resolvido tem uma reviravolta. =/ Sem dúvidas só nos próximos capítulos dessa saga saberemos.

Não tem muita coisa para falar sobre os personagens, com algumas exceções, a autora dá mais ênfase para a protagonista mesmo. Bom, então vamos as exceções... A Agatha é a amiga da Alma que mais se destaca, pois ela é muito reservada e de um temperamento agressivo e tem um mistério em torna da tia dela. O Morgan é outro personagem que se destaca. Ele é misterioso, parece saber algo que Alma não sabe e está sempre por perto para ajudar Alma. Ele é bem indefinido nesse primeiro livro, mas eu gostei dele. Foi meu personagem preferido. Também tem o Professor k e a irmãzinha da Alma (mesmo caladinha esse menininha não me engana. RSS...), os dois, penso eu, sabem algo.

O ponto forte do livro é esse suspense e a indefinição da participação de vários personagens, a autora soube fazer isso muito bem. Então se você gosta de livros nesse estilo, Leia.

12 comentários:

  1. Oi Niii
    Eu imaginava que o livro fosse bombástico rs... mas pela sua resenha percebi que não. Mas bookaholic que sou vou ler mesmo assim rs...
    Beijocas enormes

    ResponderExcluir
  2. Oi,Nii!Esse livro deve ser bem bacana mesmo suspense do início ao fim.
    Uma ótima semana!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Esse livro parece ser bem legal, gosto do estilo suspense/mistério.

    Já está na minha lista de livros para ler =)

    Mari
    Pschobooks

    ResponderExcluir
  4. Kra esse livro é mt lindo, né? Eu ganhei em um sorteio e estou esperando chegar. *__*
    Mas eu vi vendendo e é lindoooo
    Agora quero ler ainda mais por causa da sua resenha ^^

    ResponderExcluir
  5. Nossa eu realmente que muito ler esse livro, pelas resenhas que eu li até agora ele é muito bom ;* E sem contar que a capa é mara.

    Beijos&beijos

    ResponderExcluir
  6. Nossa, adorei a resenha, parece que o livro é muuuito bom! (:

    ResponderExcluir
  7. AH! tenho problemas com personagens assim, bem que eu queria ler esse livro, mas agora acho que vou esperar um pouco, colocar outros na frente dele xD

    ResponderExcluir
  8. oiii
    tem prêmio para você lá no meu blog
    até...
    adoro o seu blog

    ResponderExcluir
  9. Eu também sou assim, Nii XD
    De acordo com meu humor, ou animação, eu leio. Mas eu vou tentar agora =D
    E estou lendo bem rápido ultimamente *--*
    Também vai participar do blog tour do Leituras e fofuras? *--*
    Bjus =*

    ResponderExcluir
  10. Poxa, todo mundo está dizendo que não gostou muito de Escuridão =(
    O fato de odiar a Alma (porque pelo o que você falou eu VOU odiar a garota rs) vai me fazer ler o livro rapidamente, porque meu ódio pelos personagens é bem últil desse ponto de vista :}
    Agora, dizem que o livro é um pouco lento... uma pena isso. Eu vou pensar dez vezes antes de comprar depois da sua resenha, Nii rs

    Bjoos'
    Lee Iauch - ϟ●•Giяl's•●ϟ

    ResponderExcluir
  11. Nunca tinha ouvido falar desse livro pra dizer a verdade, mas agora que vi a sinopse parece que a ideia é tão legal! Tipo, bem criativo...
    Mas se a personagem for irritante já dá uma coisa de desanimar a leitura. Mas pelo menos você não abandonou! Eu também odeio deixar um livro sem terminar ): então pelo menos isso né hehe

    ResponderExcluir
  12. li o livro e adorei
    mau posso esperar o proximo livro da sequencia!

    ResponderExcluir

Oie! Que bom que você está aqui! Obrigada pelo comentário e volte sempre! ;) Bjo na testa! haha