terça-feira, 13 de setembro de 2011

Livro que virou filme(série!)...# 6




"Miss Margareth Hale é uma jovem criada no sul da Inglaterra, que após uma decisão impulsiva de seu pai, se vê obrigada a mudar juntamente com a família para o norte do pais, na cidade industrial de Milton. A mudança foi muito difícil já que as diferenças entre o Sul e Norte eram muito grandes, mas a medida que começa a se habituar a nova cidade, Margareth faz amizades e conquista o coração do rico fabricante textil John Thornton, mas quando ele declara o seu amor, ela o rejeita.
Margareth sofre muitas perdas, mas enfim amadurece e aprende a conhecer seus sentimentos..."


‘Norte & Sul’ me conquistou! Primeiro com o livro e depois com uma adaptação a altura da história. Eu gosto bastante do contexto da revolução industrial no qual a história acontece. Esse foi o primeiro ponto positivo para o livro (adoro história!) o resto ficou por conta da narração da Gaskell, que me envolveu completamente.

Os personagens que mais me cativaram estavam no núcleo da família Thornton. Como a narração é em terceira pessoa, foi possível conhecer mais intimamente cada personagem e saber o ponto de vista deles sobre tudo o que acontecia.

Eu imaginei um livro com mais descrições e com isso uma narrativa mais lenta. Mas não foi o que aconteceu. As descrições foram na medida certa. Agora drama, tem bastante. Tanto na história quanto nos personagens. (Acredito que seja da época, tá, talvez não, quem disse que nos nossos dias pessoas dramáticas não existam?)

A história de amor, que é o centro do livro (a riqueza histórica é o grande Bônus, acreditem) é maravilhosa. Desde o primeiro encontro até o final feliz a torcida pelo casal com direito a várias reviravoltas e desencontros, estão garantidos. E os diálogos? Não podiam ser melhores! Eu fiquei a todo o momento torcendo para eles se encontrarem e as inteligentes discussões tomassem conta da cena. (Mais diálogos inteligentes no mundo JÁ!)

A adaptação foi praticamente fiel ao livro, o que me deixou muito feliz. Algumas mudanças aqui e acolá, mas nada que tirasse o mérito do clássico. Alguns ‘excessos’ dos personagens foram retirados. Por exemplo, a mãe da Margareth é bem mais ‘me acudam’ no livro enquanto na série é mais calminha. E a Bessy do livro já está bem mais entregue a doença dela no que na série. Os outros personagens foram, em minha opinião, bastante fiéis ao livro. O John, a mãe dele, a irmã e a Dixon, por exemplo, foram praticamente iguais.

Algumas cenas, como quando John e Margareth se encontram pela primeira, ficaram mais ‘dinâmicas’ ganhando um algo a mais na série, afinal a adaptação pede. No todo, todas as mudanças foram perfeitas, só deixou a história ainda mais apaixonante.


Amei todas as interpretações. O DIVO Richard Armitage,olhar fatal para os íntimos, foi sensacional. Ele deu vida ao John com maestria.[Beijo, seu lindo! =)].Rir muito com a Fanny, que está tão atacada como no livro. A interpretação da atriz foi divertidíssima.


Primeira vez que um livro e uma adaptação me deixam igualmente feliz. Não precisa nem dizer que recomendo, não é? Corre e vai ler/assisti!


'Look back at me'

[eu olhava! hihi]

18 comentários:

  1. Ahh eu quero!
    Adoro um clássico histórico e é ótimo saber que a adaptação é fiel!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Nossa você conseguiu me deixar louquinha pra ir atrás do livro e da série! Não tinha ainda ouvido falar de nenhum dos dois mas deve ser bom da maneira que você se expressou aqui ;D

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu assisti a série primeiro e daí corri para comprar o livro, e como vc amei os dois igualmente, se tornou uma das minhas histórias favoritas ao lado de Orgulho e Preconceito da Jane Austen.
    Há, um dos motivos de eu ter ido assistir capitão América no cinema foi a participação do Richard Armitage, ele é muito bom, espero que saiam mais filmes com ele.

    ResponderExcluir
  4. Adoreeei! Já tinha ouvido falar da série, mas nunca tinha lido sobre o livro! Adorei esse ator ahahahah e a história com seu contexto, claro.

    ResponderExcluir
  5. Mini série perfeita *-*
    Quando eu assisti , fui correndo atras do livro na net só que ainda não tinha lançado no Brasil :/
    Sou doidinha pra tê-lo :D

    North and South e Orgulho e preconceito são de longe minhas series prediletas !

    bjo :*

    http://diversified-articles.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Arram, eu preciso! :O
    AMEI, Ni! Indicação perfeita!

    P.S: QUE OLHAR *-*

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  7. @Thaís Varine
    que bom!
    Leia e depois volta e me diz o que achou! =)

    ResponderExcluir
  8. @Adriana T
    Idem Adriana!
    está entre os favoritos *-*
    Jura que ele está em 'capitão américa'? *_* #correndop/assistir =)

    ResponderExcluir
  9. Eu não conhecia nem o livro nem o filme mas fiquei super interessada agora *-*

    Valeu pela dica ;)

    ResponderExcluir
  10. Acho q eu já disse, mas vou dizer de novo, eu AMO de PAIXÃO esta série da BBC! Sou apaixonada pelo Thorton! =0)
    Quero mto comprar o DVD original, e quero em breve ler o livro!
    Bjo.

    ResponderExcluir
  11. Você sabe o quando eu amo essa série, né? *----* Agora vendo essas imagens, deu vontade de comprar >.<
    A cena final, que cena linda! É uma que eu não canso de assistir ^^
    'Look back at me', é tãoooo lindo e triste ele pedindo para ela olhar, eu também olharia hahahah com aqueles olhos dele, quem não olharia *-*
    Que bom que a adaptação é fiel ao livro =O Estava com medo de ler e ser chatinho, por causa da história da revolução industrial... (não sou fã de livro cheio de descrições, sabe?)
    Mr. Thornton competindo com Mr. Darcy nos corações ;D
    Amei a resenha!!!
    Bjus =*

    ResponderExcluir
  12. Esse livro já tinha me chamado atenção pela capa. Não sou muito ligada em história, mas esse me interessou.
    É dificil encontrar um livro que a adaptação seja tão boa quanto, normalmente sempre falta alguma coisa. Ler por enquanto vai ser meio dificil, então acho que vou começar assistindo *-*
    Bjo

    ResponderExcluir
  13. ei Nii,
    eu já assisti o seriado e simplesmente amei, o casal é muito fofo.
    Aff, acho que vou rever, rsrsr.
    beijos.

    ResponderExcluir
  14. Ei Nii,

    Já ouvi falar super bem da série, mas ainda não li o o livro e queria ler antes de assistir =]

    bjos
    Nanda

    ResponderExcluir
  15. Quero muito ler este livro! Adorei tua resenha Nii!

    ResponderExcluir
  16. Ainda não tive o prazer de poder ler o livro (estava na minha lista de natal, mas papai noel resolveu me trazer outras coisas xD)
    Espero em breve poder comprar ele !
    Já a série é incrível *-*
    Baixei por curiosidade, pois vi num site uma lista de séries da BBC e decidi baixar. Simplesmente perfeita !
    Adorei o post !

    Beijo, beijo

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. A série é perfeita! Pena que só tenha 4 episódios. Não vejo a hora de ter o livro, já estou à procura.

    Adorei o final do post, com a cena da janela. Quase chorei ao vê-lo tão triste. Ficava dizendo "Olhe pra ele, Margaret!". É de cortar o coração, como a cena em que Thornton olha a fábrica vazia... Congelei! Mas o final na estação, apesar de rápido, expulsou toda a tristeza e o olhar doce e devorador de Thornton (/Armitage) derreteu meu coração.

    Enfim, ótima história.

    P.S.: Eu teria olhado... Para sempre! Rsrsrs...

    ResponderExcluir

Oie! Que bom que você está aqui! Obrigada pelo comentário e volte sempre! ;) Bjo na testa! haha