quinta-feira, 17 de maio de 2012

How to Build a House, Dana Reinhardt.

‘Esta vai ser a casa de alguém. Trate-a com respeito. Casa é um lugar sagrado' pg 36

‘How to Build a House’ é mais um livro incrível da autora Dana Reinhardt. Li recentemente outro livro dela chamado ‘The Things a Brother Knows’ e amei – pode conferir minha opinião aqui.

A Dana escreve com uma propriedade que é de deixar o leitor babando. É incrível como ela transforma momentos simples em situações que conseguem comover você – pela emoção ou mesmo por fazer você pensar.

O livro é narrado por Harper, que acabou de começar um programa de verão diferente e com um objetivo louvável – ajudar na construção de uma casa para uma família no Tennessee, que perdeu a casa em um tornado. Além de entrar no programa por compartilhar da causa Harper também tem vários motivos familiares para sentir vontade de dar um tempo de tudo.

Ela perdeu a mãe quando tinha dois anos de idade, mas com o tempo acabou ganhando uma família quando o pai casou com Jane, que já tinha duas filhas, Tess e Rose. Mais tarde veio também Cole, o irmão caçula. Com isso Harper nem sentiu tanta falta assim da mãe verdadeira. As lembranças mais fortes foram construídas ao lado dessa nova família.

Tudo ia bem até o pai de Harper e Jane anunciarem o divorcio. Harper não consegue entender o que aconteceu e muito menos aceitar uma mudança tão drástica e repentina. Agora a única família que ela conheceu se desfez. E a própria relação com Tess, quem Harper sempre considerou sua irmã e melhor amiga, não é mais a mesma. O programa de verão não poderia vim em um momento mais propício.

Em Tennessee Harper vai fazer amigos, vai ter um tempo para pensar sobre tudo que está acontecendo na sua vida e vai acabar aprendendo muito mais do que simplesmente construir uma casa física, vai aprender o verdadeiro significado de lar e das relações.

Sabe quando você ama cada pedacinho de um livro? Foi assim com ‘How To Build a House’. A forma com a autora escreveu te envolve de uma maneira incrível. Cada capítulo corresponde a um passo na construção da casa e ao mesmo tempo na vida de Harper. Algo que contribui muito para a história e para que o leitor tenha noção de tudo o que aconteceu é que a autora intercalou momentos entre o ‘Aqui’(no caso, o Tennesse) e ‘Casa’(tudo o que aconteceu no passado). Isso garantiu um livro sem nenhuma ponta solta!

Mesmo com os problemas na família eu consegui sentir a união entre eles e adorei cada um dos integrantes. – fiquei tão abalada quanto a Harper, principalmente pelas lembranças felizes de infância. Haha

A galerinha do programa de verão também não deixa a desejar. A turma – apesar de não ser tão ‘centro da atenção’ sempre quando aparecia dava show. Adorei o ‘Captain’! Muito divertido. E o coordenador Linus? Uma figura. Também temos a possibilidade de conhecer a família cuja casa está sendo construída. Inclusive o Teddy, filho mais velho do casal, que é o interesse romântico da Harper. E ele é uma fofura gente! Além de ser super cabeça feita. Ai ai, esses personagens literários...

E eu adoro essa capa, casou completamente com a história. Tenho certeza que a Harper é a garota com o martelo, agora os outros eu só tenho palpite... #alouca.

Nem precisa falar que é completamente recomendado não é? Vou lá ler mais Dana Reinhardt com certeza.

***
Editora: Wendy Lamb Books
ISBN: 978-0375844539
Publicação: 2008
Páginas: 227
Idioma: Inglês
Onde Comprar: Book Depository
Inglês Básico

12 comentários:

  1. Oie,
    Nossa fiquei super afim de ler esse livro, nunca tinha ouvido falar dele e sua resenha está muito boa mesmo. achoq ue o mais dificil de escrever um livro são as pontas mesmo, eu sou muito chatinha e logo noto essas coisas, acho legal achar um livro que seja redondinho.
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. idem Fernanda!
      a sensação de algo faltando nem sempre é legal =x

      obrigada!

      Excluir
  2. Oi Ni!!
    Você não comprou esse livro outro dia? E já leu?! O_o Que rápida!
    Essa história de construir casa, me lembrou do livro Querido John, a protagonista também fazia isso nas férias.
    Gostei bastante da resenha, o livro parece ótimo ^^

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  3. Nunca ouvi falar da autora, mas super me interessei! Gostei muito da capa também... Vc sabe se já tem no Brasil?

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia nem o livro nem a autora, mas parece ser um livro bem interessante. Colocarei na lista de 'futuras leituras' :)

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Oie! Que bom que você está aqui! Obrigada pelo comentário e volte sempre! ;) Bjo na testa! haha