quinta-feira, 26 de abril de 2012

Estilhaça-me, Tahereh Mafi.


Eu adoro distopia. Sempre quando tenho a oportunidade de ler alguma fico animada para conhecer logo a história e a nova sociedade e saber assim qual será o assunto da vez. A crítica social que será trazida pela autora.

No caso de ‘Estilhaça-me’ a história envolve uma garota que está mantida presa há 264 dias porque simplesmente não pode tocar ninguém. O seu toque é letal.  Então imaginem estar presa há tanto tempo e sem nenhum contato? Nenhum contato! Esse foi um lado que eu apreciei muito na narração da autora. Ela soube passar esse sentimento. A aflição da personagem. Eu sentir essa necessidade na Juliette, a necessidade que todo ser humano tem por liberdade.

Em relação à crítica social, o livro abordar uma sociedade que chegou ao limite no abuso aos recursos naturais. Esse é outro aspecto que sempre ganha um ponto comigo. Uma história que deixar algo a se pensar. Nesse caso: O que nós estamos fazendo com o nosso próprio futuro. Será que não podemos reverter ou diminuir esse impacto?

E apesar de gostar desses aspectos que eu citei, eu não gostei do livro. Eu li várias resenhas e fiquei empolgada para a leitura. Infelizmente não consegui gostar. Não ficou marcada. Nem mesmo o romance me deixou satisfeita e vocês sabem como isso é raro nas minhas leituras (!).

Eu estou tendo sérios problemas para a ficção mais paranormal/futurística/sobrenatural. São poucos os livros nesses estilos que conseguem me prender, infelizmente.

Não sei explicar ao certo em que ponto o livro não funcionou pra mim. Eu simplesmente, mesmo diante do potencial do livro, não fiquei curiosa para saber como tudo ia acontecer ou mesmo fiquei convencida de todos os outros aspectos envolvendo a sociedade. Com o restabelecimento, por exemplo.

O que não significa que eu deixe de recomendar o livro. Ainda não li nenhuma crítica negativa e isso indicar alguma coisa. Então como eu sempre digo: Leia e tire suas próprias conclusões. Vai saber né, talvez o problema seja eu mesma =)

Editora:
 Novo Conceito
ISBN: 9788563219909
Publicação: 1ªed.2012
Páginas: 304
Idioma: Português
Onde Comprarsaraiva
*Livro recebido para resenha

14 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Ni! Estou ansiosa para ler Estilhaça-me! Espero não me decepcionar. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Uma pena vc não ter gostado Nii,
    realmente estão falando muito bem!!!
    eu vou ler sim e digo a vc se gostei!
    ótima resenha, parabéns pela sinceridade!

    beijo

    ResponderExcluir
  3. Ai Nii, assim vc acaba comigo, pq normalmente a gente concorda huahahuhua qro ler mas naquelas, sem achar que é um Delirium da vida.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Niii!
    Poxa, estava super empolgada para ler este livro. Agora vou lê-lo sem grandes expectativas. Mas ainda espero me surpreender positivamente. rs.
    Eu tb adoro distopias. rsrs.

    Bj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, espero sinceramente que você goste do livro!
      haha
      já comprou?

      Excluir
  5. Niii Pode me bater... eu deixo... Mas sério, o tempo tem fugido de mim... achei um tempinho e estou aqui! Eh uma pena o livro não ter funcionado para você... Eu Adorei! Sério... Devorei... Não via a hora de ler a próxima página...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha
      te entendo completamento Marcinho! O tempo anda fugindo de mim! haha =)

      que bom q gostou, vou conferir seu vídeo!

      beijo!

      Excluir
  6. Juro que fiquei com medo da sua resenha antes de ler, e depois só me confirmou que o lance pela blogosfera com "Estilhaça-me" é: Leia e tire suas conclusões. Bem isso mesmo o que vc disse.

    Tenho lido resenhas muito contraditórias. Alguns amam e outros odeiam. E tipo, odiar mesmo! E as reclamações me deixam triste pq são as mesmas: o não convencimento sobre os outros aspectos envolvendo a sociedade ou a falta da explicação que a autora excluiu (mas deve-se levar em consideração que o livro tem continuação, mas a autora poderia ter resolvido um pouco a questão né!); e o romance. Sério que o romance foi tão fraco assim????? Isso já me fez fica down com o livro. Vc sabe né, que romance é meio que a essência pra gente (me sentindo sua irmã gêmea agora! rs).
    Mas ok, espero sim, lê-lo e tirar minhas conclusões.

    Beijokas, da Lisse

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vc tem muita vontade de ler,
      leia sim! Muita gente AMOU!
      Se quiser mando minha cópia pra vc!!
      bj

      Excluir
  7. Eu gostei do livro. Realmente o livro se passa em uma sociedade distópica, mas não acho q ele em si seja distópico. Achei esse fator único e o estilo de escrita da Tahereh também.

    Adorei o blog!

    ResponderExcluir
  8. Hum...li e também me encantei pela escrita da autora, devorei esse livro muito rápido também. O Warner é um vilão diferente e pelo incrível que pareça, gosto dele! kkkkkk
    Ansiosa para ler Liberta-me também e o conto.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Oie! Que bom que você está aqui! Obrigada pelo comentário e volte sempre! ;) Bjo na testa! haha