quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Distopia e Jane Austen.


For Darkness Shows The Stars, Diana Peterfreund.


 Eu sou daquelas que torce o nariz quando um clássico querido é usado como base para uma customização envolvendo seres sobrenaturais ou coisas do gênero. Apesar de nesse caso o clássico ser usado como inspiração para uma distopia, o sentimento ainda é similar.

Mas sou fã da autora (Diana querida, amo você para sempre depois de Sociedade Secreta!) e minha confiança que ela faria algo diferente sem deixar a qualidade cair me levou a compra o livro.

E, claro, ela não me desapontou. YES, esse livro é ÓTEMOOO!
 A sociedade criada pela Diana envolve tecnologia. A história que permeia a sociedade é a de que há muito tempo atrás o homem tentou experimentos além de suas possibilidades, tentou ser o próprio Deus. A tentativa, claro, deu errado e o homem passou a carregar esse erro. E a prova disso são os chamados ‘reduzidos’, que são seres humanos cheios de limitações principalmente intelectuais que ou vivem sob a proteção dos Lúdicos ou vivem livres, mas com dificuldades. Os Ludistas* estão no ápice dessa sociedade e são os responsáveis por – através do protocolo – manter a sociedade longe de tentativas como as que levaram a existências dos Reduzidos.

Entre os Ludista e os Reduzidos estão os Posts que são livres e apesar de se originarem de reduzidos não possuem as limitações destes. Os posts são modernos em comparação aos conservadores Ludistas e por partes destes ainda enfrentam grande resistência e preconceitos.
 ‘For Darkness Shows the Stars’ traz como protagonista Elliot North, uma Ludistas com ideias bastante avançadas, mas oprimidas pelo pai e pela irmã, Ludistas conservadores que vivem de aparência. (sentiu o Persuasão não?) Elliot é apaixonada pelo ‘estado’** da família e trabalha com muita dificuldade para mantê-lo assim como para ajudar os reduzidos que ali vivem. Quando uma ótima oportunidade de ganhar dinheiro surge ela faz de tudo para convencer o pai orgulhoso a aceitar a vinda dos Posts que pretendem alugar o estado do seu avô para a construção de um navio.

O que Elliot não espera é que junto com esses Posts chegue também Kai – agora Capitão Malakai Wentforth – um amigo de infância por quem Elliot acabou se apaixonando e magoando também. 

Elliot tentará deixar o passado para trás e fazer o melhor para que os Posts se sintam bem-vindos ao mesmo tempo em que terá que lidar com difíceis descobertas que mudarão para sempre a vida que ela até então conhecia.

GENTE! O livro é viciante e eu amei tanto que ficaria falando horas com vocês. O distópico da Diana Peterfreund conseguiu o que é de se esperar de qualquer distópico – que o leitor mergulhe no mundo criado e acredite em tudo o que é descrito... E eu fiquei completamente envolvida.

Além da sociedade fascinante fiquei encantada com a relação entre Elliot e Kai. A tensão, as cartas... TUDO! A amizade entre eles e a Ro também é incrível.

FOI TUDO INCRÍVEL GENTE! =)

Vale ressaltar que apesar de ser uma série esse livro tem um final satisfatório, fechadinho mesmo. Então gostando ou não de série, leia!

* Lembra daquela manifestação onde quebravam máquinas? Pois é..
** Estados é uma espécie de fazenda, digamos assim...

7 comentários:

  1. Gente, que capa linda, se eu consegui-se ler em ingles compraria haha
    Um beijo,
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com vontade de ler. Também sou cismada com essas misturas, mas gostei da ideia desse livro.

    Beijos,
    Carissa

    ResponderExcluir
  3. Nii, queridaaa!!
    Que bom q vc gostou do livro, pq ele tah na minha lista de desejados faz tempo, mas tinhas duvidas ainda... Agora nao tenho mais, eu quero!!

    Ainda mais por ser uma especie de versao, ou sei lah, de Persuasao de JA. =) Fico mais curiosa ainda. haha!

    Bjo.
    Dani =)

    ResponderExcluir
  4. adorei a escrita da Diana desde o primeiro Sociedade Secreta! ainda nao li nenhuma distopia em ingles mas acho que vou me aventurar nessa!

    ResponderExcluir
  5. Ah eu sou contra sabe. Não curto essas modificações mesmo!

    Avisei que o prêmio chegou?! Não lembro se passei e-mail... rsrs
    Chegou e amei tudo tá! Obrigadinha, ;)

    ResponderExcluir
  6. Também amo a Diana por causa de Sociedade Secreta (só não li o último ainda porque não quero que acabe!). Nunca imaginei os livros da Jane como distopias, mas quem sabe? Nesse mercado atual, tem vez pra tudo! Persuasão é meu terceiro preferido. Preciso conferir esse! *-*

    ResponderExcluir
  7. Estou bem curiosa pra ler esse livro por motivos de :: DIANA ♥
    Achei a história bem diferente, agora é só esperar que se interessem nele e lancem aqui!

    ResponderExcluir

Oie! Que bom que você está aqui! Obrigada pelo comentário e volte sempre! ;) Bjo na testa! haha