quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Julieta-Anne Fortier [com sorteiozinho]

Depois da minha péssima experiência com ‘Julieta-Imortal’ eu fui com um pouco de relutância ler ‘Julieta’ afinal era mais um que usaria o clássico shakespeariano como fonte. Mas diante de tantas recomendações eu não pude deixar de ficar curiosa pela história escrita pela Anne Fortier. E que bom que eu deixei minha curiosidade falar mais alto. ‘Julieta’ é completamente diferente do que eu poderia imaginar e muito melhor.

O livro conseguiu juntar vários estilos numa única história. Mistério, ação, fantasia, histórico, romance. Ou seja, a probabilidade que agrade a todos é grande. Toda a mistura de estilos deu certo, já que a narrativa ficou fluida e a leitura bem longe de ser cansativa. Mas é nesse ponto que eu queria fazer uma observação...

Na primeira metade do livro (ou mais da metade) a narrativa da Julie divide espaço com a narração do diário do mestre Ambrogio sobre a história de Romeu e Julieta, que seria a versão real da história mais tarde imortalizada por Shakespeare. A história é interessante e eu diria que até mais legal do que o clássico de Shakespeare, mas ainda sim nos momentos em que chegava as partes da narração ambientada na Siena de 1340 eu meio que sentia um bloqueio e parava de ler, o que acabou atrasando minha leitura.Mas, como eu já disse, não porque essa parte era chata ou algo assim, na verdade a razão é que eu fiquei tão entretida com a narração da Julie na busca do tesouro da sua mãe que ficava triste quando tinha que parar e dar uma olhada no passado – que vale ressaltar, é essencial para entender a história.

Tenho que dizer que do meio para o fim o livro fica impossível de larga, tudo o que acontece é surpreendente. Eu adorei as reviravoltas e revelações. Foram coisas que talvez não fossem tão difíceis de prever, mas mesmo assim me deixaram pasma! Tudo foi muito bem bolado e a autora conseguiu me convencer do rumo que os personagens e a história tomaram. O que foi meu grande problema no livro da Stacey Jay. Tá,vou parar de comparar porque os dois não tem nada a ver!

Falando em personagens... Amei todos! A Julie é cativante, o Alessandro é um sonho... Mas posso contar qual foi minha personagem preferida mesmo? Foi a Janice, irmã gêmea da Julie. Ela é completamente impetuosa, insana e fala tudo o que vem na cabeça, não tem nenhum filtro entre o cérebro e a boca. Sério! E, claro, que eu me divertia horrores com os comentários hilários que sempre surgiam disso.

Algo que não pode faltar é ITÁLIAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA... Tem como não gostar de um livro na Itália!(Pergunta retórica ok? Deixa eu ser feliz!).

Na empolgação acabei lendo a ‘nota da autora’ – falo na empolgação porque eu geralmente não leio notas ou dedicatórias. Na maioria passa batido mesmo. – e é bem divertida viu. Ela fala sobre os aspectos reais do livro e o que não passou de fruto da imaginação dela. Ela até pede desculpas para as pessoas que ela utilizou em um contexto diferente, ou sobre os quais ela inventou algo. Bem legal!

Leitura recomendada, com certeza.

Editora: Arqueiro
ISBN: 9788599296912
Publicação: 1ªed.2011
Páginas: 448
Idioma: Português
Onde Comprar: Saraiva

*Livro recebido para resenha

Mais uma resenha premiada minha gente! Dessa vez vou sortear um ‘kit’ de marcadores da arqueiro. Quer quiser é só deixar email/Twitter.

18 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Ni! Já li Julieta e amei! Beijos!
    vanycosta2003@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Pois é, esta não e a primeira resen ha positiva sobre este livro que leio, o que só fez aumentar a minha curiosidade para com ele, a capa é super bonita e me dá muita vontade de ler.

    Vanessa - Balaio
    vmeiser@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler este livro, e a capa dele é linda. Ao contrário de você, normalmente leio as dedicatórias ou notas.
    fabricadosconvites@hotmail.com
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Oi Niii,
    Enquanto o ‘Julieta-Imortal’ eu perdi toda a vontade de ler, esse Julieta eu ainda quero muito!! Todas essas idas e vindas me deixam super curiosa.
    E eu adoro ler dedicatória de livro!
    Beijos

    Cacá
    @cacasampaio

    ResponderExcluir
  5. Nii,
    faz tempo q tenho vontade de ler este livro! =0)
    Depois da sua resenha fiquei com mais vontade aindaaa!
    Simmmm, Itáliaaaa!! Um sonho *_*

    Bjo.
    @DanielaTiemi

    ResponderExcluir
  6. @Cacá SS
    'Julieta Imortal é tão ¬¬
    leia esse sim Cacá,vale a pena!

    ResponderExcluir
  7. Eu tive vontade de ler esse livro, mas hoje em dia a empolgação meio que passou, mas lendo sua resenha senti que poderia estar perdendo uma boa leitura ;D

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Quero lê-lo desde o lançamento, mas acabo passando outros livros na frente. Fora que agora lançaram 'Julieta Imortal', e agora vamos ver quem vem pras minhas mãos primeiro!
    Beijos,
    @miriambqueen

    ResponderExcluir
  9. Todo mundo falando muito bem do livro... Sim, também não gostei do Julieta Imortal... mas tudo bem... Fiquei com vontade de ler esse!

    ResponderExcluir
  10. Ahh... pode ser só o Twitter? @Marcinhow.

    ResponderExcluir
  11. AMEI, AMEI e AMEI!
    Ah, Niii! Você me deixou curiosa, mas esse livro eu TENHO! *pulando pela casa*
    Adorei tua resenha! Bem empolgada como eu gosto! :B

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  12. Oi Ni,
    eu também gostei bastante desse livro!
    e o cenário é realmente maravilhos, sou fã da Itália também.
    Abraço

    ResponderExcluir
  13. Amiga, notei que vc ficou muito "perturbada" com Julieta Imortal, e acho que eu tbm ficaria - a não ser claro por causa do Ben Luna, pois dizem que ele é um amorzinho (e mexicano ainda por cima!).

    Tbm tenho curiosidade quanto a esse livro!
    A parte da pergunta retórico foi engraçada, pois se vc deixasse em aberto, não ia dar muito certo mesmo kkkkkkkk

    Gostei muito tbm da irmã-gêmea-sem-filtro-entre-a-boca-e-a-cabeça kkkkkkkkkkkk deve ser muito hilário mesmo!

    XOXO, da Lisse

    Tem marcadores legais nesse sorteio??? rsrsrs
    @Lisse_Cunha
    livrofilmemusica@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Faz tempo que estou querendo ler esse livro e até agora nada :/
    Não sei se vou gostar mas estou bem ansiosa pra ler.

    Beijos,
    Thais P.
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir

Oie! Que bom que você está aqui! Obrigada pelo comentário e volte sempre! ;) Bjo na testa! haha