terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Nosso último Verão - Ann Brashares.


Sinopse:
Na vila de Waterby em Fire Island, os ritmos e rituais são sacrossantos: as cerimoniosas chegadas e partidas de barca, os jantares no iate clube com sua comida terrível, e as vistas de tirar o fôlego; o decreto tácito contra sapatos; e o desfile de gerações de crianças bronzeadas e cheias de areia, correndo, nadando, gritando e crescendo na praia.
Nosso Último Verão é a encantadora e emocionante história do triângulo de amizade praiana entre jovens adultos para quem o verão na vila de Waterby significavam tudo. Ao longo de toda sua vida, as irmãs Riley e Alice, agora em seus vinte anos, retornavam à modesta casa de praia de seus pais a cada verão.
A pequena e tenaz Riley é uma moleca e uma salva-vidas, sempre pronta para um mergulho à meia-noite, um velejo tempestuoso ou uma disparada de pés descalços ao longo da praia. A bela Alice é doce, maleável, uma leitora e pensadora, e admiradora de sua irmã mais velha. E, crescendo na grande mansão que eclipsa a humilde casa das irmãs, vivia Paul, um amigo tão importante para as duas meninas quanto o próprio lugar e que agora finalmente volta à ilha após três anos de ausência. Mas seu retorno marca uma estação de tremendas mudanças, e quando uma atração fervilhando em silêncio, uma séria doença e um grande segredo colidem, os três amigos são lançados num mundo adulto desconhecido, um mundo contra o qual seu refúgio de verão já não pode protegê-los.


Nossa! Muito difícil fazer uma resenha para esse livro. Acabei de ler e ainda estou anestesiada. Sabe aqueles livros que você lê e o efeito de tudo o que você sentiu durante a leitura se prolonga e continua com você durante um bom tempo? Esse livro é assim.

Vou começar falando porque eu comprei o livro... A Ann Brashares é autora da Série “Quatro Amigas e um Jeans Viajante” e como eu adorei a série, que é composta ao todo por quatro livros, resolvi me aventura em mais um título da autora. A escrita da Ann nessa série já tinha me cativado muito e em Nosso último Verão fiquei rendida de vez a forma linda e poética que a Brashares escreve.

O livro é voltado para o público adulto e narra a estória de Paul e das irmãs Riley e Alice. Unidos por uma amizade, que se fortalecia ainda mais com os verões, eles viveram momentos inesquecíveis. O livro intercala vários desses momentos ao presente. A estória começa depois de dois últimos verões em que eles viveram separados e com o reencontro que promete grandes revelações, acontecimentos e a tomada de difíceis decisões.

O livro é lindo! A Brashares, como já falei, escreve de forma poética. Meu livro está todo marcado com frases e pensamentos lindos. O livro é profundo e ao mesmo tempo simples. Fala de amizade, amor, família, superação e todos os temas que são próximos a cada um de nós. A história é real e por isso mesmo te faz refletir sobre sua própria vida. Não é livro de auto-ajuda! Por favor, não entendam assim. Um livro que eu me arriscaria a comparar a esse e que está entre os meus favoritos também é “O oposto do Amor(Resenha-> aqui) da Julie Buxbaum, que é tão intenso e real quanto Nosso Último Verão”.

Acho que o ponto mais forte discutido pela Brashares é a decisão e o amadurecimento que vem com ela. Principalmente com relação ao Paul, que é um personagem apaixonante. A estória além de linda é triste também. Calma, tem um “final feliz” (até onde o feliz seja possível depois do que aconteceu), mas entremeado por partes fortes e tristes. Como a vida de todo mundo, não é?Ahh, Para os fãs de romance, o livro tem um romance maravilhoso para acompanhar.

Não conseguir largar nem por um minuto e quando acabou fiquei totalmente com depressão pós-livro. Uma estória emocionante e imperdível! Minha mais alta recomendação!

ps: Quem já leu os livros da Ann percebeu a fixação dela pelo verão? Haha .Fiquei curiosa e mandei um emai para ela, se ela responder divido com vocês!
{}
By Ni!

21 comentários:

  1. Sempre quis ler esse livro *-* mas estava com medo de ser muito triste.
    E ainda tem doença no meio, choro muito em livros assim =P
    Mas você falou que tem um final feliz, então vou tentar ler =D
    Já está na listinha *-*
    Bjus =*

    ResponderExcluir
  2. @Renata G. de Souza
    Eu perdir umas lágrimas Rê, mas compensa! é TÃOOOOOOO lINDO!!

    ResponderExcluir
  3. Eu percebi!! Adorei a resenha. Há tempos quero comprar esse livro mas nunca consigo, mas agora vou me obrigar a tê-lo!

    Sou viciada em A Irmandade das Calças Viajantes. Foi a minha primeira série e é a minha favorita. Adoro os filmes!!

    XOXO, da Lisse

    ResponderExcluir
  4. Como assim eu nunca escutei falar desse livro?
    IMPERDOÁVEL!

    Agora eu qro ler e qro mto! Vai direito para minha lista de desejados! Amei sua resenha!

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos & Livros

    ResponderExcluir
  5. Gentee, tem algum tempo que eu abri um blog de encomendas, mas abandonei, porque não estava achando bonito o que fazia, mas voltei a fazer e estou gostando, se vocês quiserem adquirir uma encomenda vão lá no Encomendas PSF, e façam muitas encomendas para seus bloguitos, então é isso, beijão;*
    ah e o endereço é: encomendaspsf.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. @Clarisse Cunha
    Lisse, flor! Como assim não leu? Tem que ler! A Ann Brashares é Diva! haha *_*

    ResponderExcluir
  7. Oi Nii!!
    Sou louca para ler “Quatro Amigas e um Jeans Viajante” (ou ver o filme), fiquei interessada em ler "Nosso Último Verão" também, parece bem legal.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Parece ser bem legal Niii, mas gostei mesmo da capa!

    ResponderExcluir
  9. Poxa, a história parece ser bastante interessante! :)
    Parabéns pela resenha!
    Fiquei com vontade de ler, agora! haha
    E que capa linda...

    Tem post novo lá no Diva! o/

    beeeeijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Nii!
    Esse parece ser bem triste, mas eu gosto de livros que fazem chorar :D Depois vou procurar!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Nii, vi seu comentario la no blog. Pode ler todas as minhas resenhas, NUNCA tem spoilers de nenhum livros da serie, mesmo que a resenha seja do livro 2 ou 3. =)))

    ResponderExcluir
  12. Ei, Nii esse livro tem cara de ser maravilhoso! Adorei a resenha! ^^
    bjusss

    PS: Então, a série Mortal da Nora é muito legal, bem diferente do que ela costuma escrever. E nos 39 livros da serie todos são protagonizados pela Eve e pelo Roarke (lindo XD), e o que varia são os casos investigados cada um mais louco q outro. Ler cada livro da série, é como assistir um seriado, ao longo da história entra outros personagens! Eu adoro!

    ResponderExcluir
  13. omg... este livro me parece ser beeem interessante mesmo!
    Sem como éé.. Vc termina o livro, e ta tudo muito vivo ainda na cabeça hsuhs' é dificil resenhar assim :o
    Adooreii a capa :o
    Beijos
    Carol {SobreUmLivro}

    ResponderExcluir
  14. nunca tinha lido sobre ou ouvido flar do livro! achei bem lgl a resenha! =]

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  15. Certo só o título me chamou atenção, sou tão boa com livros melodramticos (hehe) confesso que alguns deles eu pego somente na espectativa de chorar (não sou normal); Você me deixou muito curiosa quanto ao livro *-* Sua resenha foi ótima.
    Beijinhos, K;
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  16. @Karine Marinho
    Somos duas, Tbém amo livro que me faz chorar Karine!

    ResponderExcluir
  17. NÃO ACREDITO!
    você tipo , salvou minha vida! Eu li uma resenha sobre esse livro há mto tempo atrás, mas tinha esquecido o nome, e nunca mais achei! nem acreditooooooo! Só li 1 livro da irmandade do jeans, mas lembro de ter adorado!

    ResponderExcluir
  18. Oi,Flor!Hum o livro deve ser bom memso.Passando para desejar-lhe um feliz 2011!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  19. Eu gostei da capa, me interessei pelo resumo e amei a resenha, aí vem aquele "final feliz dentro do possível"? Putz, agora vou ter que ler...rs

    bjs
    @thaorteg

    ResponderExcluir

Oie! Que bom que você está aqui! Obrigada pelo comentário e volte sempre! ;) Bjo na testa! haha