quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Nobel de Literatura...

O Nobel de literatura de 2010 foi para o autor peruano Mario Vargas LLosa, e em homenagem a ele vou falar um pouco sobre uma de suas obras: "Travessuras da menina má". Bastou ler esse livro para você entender o porque dele ganhar um Nobel.

Sinopse:
O peruano Ricardo vê realizado, ainda jovem, o sonho que sempre alimentou - o de viver em Paris. O reencontro com um amor da adolescência o trará de volta à realidade. Lily - inconformista, aventureira e pragmática - o arrastará para fora do pequeno mundo de suas ambições.Ricardo e Lily - ela sempre mudando de nome e de marido - se reencontram várias vezes ao longo da vida, em diferentes cidades do mundo que foram cenário de momentos emblemáticos da História contemporânea.Na Paris revolucionária dos anos 60; na Londres das drogas, da cultura hippie e do amor livre dos anos 70; na Tóquio dos grandes mafiosos dos anos 80; e na Madri em transição política dos anos 90. Assim, ao mesmo tempo em que conta a história de um amor arrebatador, 'Travessuras da menina má' traça um quadro vigoroso das transformações sociais européias e convulsões políticas da América Latina.Muitas das experiências de vida de Vargas Llosa aparecem aqui, através de seus personagens - os tempos de penúria em Paris, seu trabalho como tradutor, sua simpatia pela revolução cubana, e a ligação permanente com seu país de origem, o Peru.Criando uma tensão entre o cômico e o trágico, numa narrativa ágil, vigorosa e terna, que conduz o leitor nesta dança de encontros e desencontros, Mario Vargas Llosa joga com a realidade e a ficção para contar uma história em que o amor se mostra indefinível, senhor de mil faces, como a menina deliciosa e má.


Comprei esse livro cegamente. Sim! Eu estava comprando livros e o coloquei na cesta sem saber nada sobre ele, apenas a sinopse e acabei ganhando muito, porque o livro é maravilhoso.

Mario Vargas escreveu um livro diferente, inquietante, romântico, informativo, histórico, dinâmico... Tudo isso e um pouco mais ao mesmo tempo.

O livro é recheado de tudo o que um bom livro tem que ter. Não podia dar em outra coisa se não um livro inesquecível, único.

A narrativa de Llosa é detalhista e não deixa espaço para as dúvidas ou para uma leitura arrastada. A linguagem é simples e ao mesmo tempo rica. Li "Travessuras de uma menina má" rapidamente, porque o enrendo é contagiante. Muitas mudanças e muitos eencontros!

No final minha única dúvida foi: Ela é má ou ele é bonzinho demais? rss..

Os personagens mexem conosco e eu tive os mais variados sentimentos com relação a eles (Raiva, pena...). A mudança de cenário e tempo é deliciosa! Sabe aquele livro que sutilmente, sem nem perceber, você aprende? “Travessuras da menina má “ é assim. A história da América latina é apresentada através de uma história de amor, não existe melhor forma de conhecer.

Algo que eu amei foi que o Ricardo, o protagonista, é um interprete/tradutor. =) Foi inspirador vê o cotidiano da profissão sem romantismo.

Linda estória de amor. E que amor!

Capaz de ultrapassar as mais diversas barreiras.

Super recomendado!

6 comentários:

  1. Oi,Nii!Td bem?Se quiser saber mais sobre a Marina, lá do blgo, volte alguns posts e tu entenderás melhor a história.Não conhecia o Nobel de literatura e a bem da verdade nunca tinha ouvido falar nele.Deve ser muito bom mesmo o livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Flor o livro é maravilhoso mesmo, super indico!!

    ResponderExcluir
  3. Esse livro realmente é ótimo! Adorei!
    Beijos!

    http://bibliolatras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Fiquei curiosa, admito nuunca tinha ouvido falar nele! hehe Mais um na fila de leitura, agora :D

    ResponderExcluir
  5. Eu já até tinha visto esse título em alguma das minhas garimpagens de livros pela internet^^

    Mas imagino que agora o valor dos livros dele devem subir porque ele ganhou o Nobel e tals.

    Uma pena que não tenha nas livrarias daqui da cidade, vou esperar a Feira do Livro, com um pouco de sorte que sabe, eu consigo achar e comprar!

    Obrigada pela resenha-dica Ni!

    =*

    ResponderExcluir
  6. Souuu doida para ler esse livro, adorei sua resenha (:
    beijos.

    ResponderExcluir

Oie! Que bom que você está aqui! Obrigada pelo comentário e volte sempre! ;) Bjo na testa! haha