quinta-feira, 11 de outubro de 2012

[Na Minha Estante] Clássicos, Queridos Clássicos!


Lendo alguns posts do blog da Mirian eu fiquei extremamente animada me lembrando de quando eu lia muitos clássicos, da época do colégio, onde junto a cada escola literárias aprendidas eu lia as obras que mais me chamavam atenção. Lembrei também o quanto eu me divertia com as histórias, o quanto elas me entretinham. Quando a maioria dos meus amigos lia por obrigação, eu lia por prazer. Não que eu não leia clássicos agora, mas com certeza os leio com uma frequência menor do que antes.

Enfim, inspirada, resolvi trazer hoje para a coluna ‘Minha Estante’ alguns dos clássicos pelos quais tenho um carinho imenso, os quais sem dúvida indico para aqueles que querem começar a se aventurar por esse mundo.

*Utopia: Já falei dele por aqui. Sou apaixonada pela contemporaneidade do Morus. Uma leitura tão rápida e gostosa que surpreende. E quem ai lembrou-se de ‘Para Sempre Cinderela’? Não foi à toa que esse filme se tornou querido, cita um dos meus livros preferidos!

*Orgulho e Preconceito: Acho que não precisa de descrição. Meu amor por esse livro está mais do que claro. =)

*TUDO DE ALUÍSIO DE AZEVEDO: Meu conterrâneo me conquistou completamente com ‘O Mulato’. É o meu preferido dele, mas indico qualquer um. Ele é o cara!

*José de Alencar: As minas piravam, sem dúvidas, nos folhetins dele naquela época.  Novela de alto nível! O romance Urbano é a minha fase preferida do autor. ‘Senhora’ e ‘Diva’ encabeçam minha lista de queridinhos do Alencar.

*Outro livro diversão pura é ‘A Moreninha’, mais uma dica para quem gosta de novela com bastante açúcar.

*Amor de Perdição: Eu sei, eu sei... Esse livro é completamente ‘corta os pulsos’, mas eu adoro. Acho que são aquelas ruas estranhas descritas no livro ou o barco, não tenho certeza. Haha

*O Auto da Compadecida é um clássico do teatro e está na pilha representando os vários clássicos teatrais que eu adoro. Gene, eu fazia Artes Cênicas! Esse livro é hilário! O filme ficou bem fiel à obra, mas tem várias situações divertidíssimas do livros que ficaram de fora do filme. Quer dizer, o que mais você precisa para corre e ler?

*Estão sentindo falta de alguma coisa? Itália talvez? Resolvo isso com ‘Brás, Bexiga e Barra Funda’. Imigrantes Italianos em São Paulo!

Claro que Machado de Assis não poderia ficar de fora. ‘Helena’- sim, não ‘Dom Casmurro’ – é o meu livro preferido dele.

Tenha vários outros clássicos queridos, mas esses tem lugar cativo por serem os primeiros. Aqueles que me incentivaram a continuar lendo sabe?

Agora me contem sobre os seus queridos clássicos.

12 comentários:

  1. Muito boa sua coleção. São os títulos menos cansativos da literatura brasileira, acho. Sou bem fã de Orgulho e Preconceito, A Moreninha, Diva e Helena. O Auto da Compadecida nunca terminei de ler. Agora senti falta aí de Dom Casmurro e Brás Cubas, rsrs... Vemos tanto literatura estrangeira, coisas atuais que acabamos não dando tanto valor às preciosidades da nossa terrinha, e autores extremamente consagrados como esses. Ando numa fase Jorge Amado, envolvendo-me com o charme e poesia de sua escrita. =)

    Bjoks!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha
      só citei 'Helena' pqé meu fave! =)

      Li uns dois do Jorge Amado e adorei, tenho que ler mais!

      Excluir
  2. ORGULHO E PRECONCEITO PRA VIDA!!!! :D
    Gosto muito de Machado de Assis, mas só li dois romances dele - Dom Casmurro e Memórias Póstumas. Amo ambos, sem chance de escolher entre os dois.
    José de Alencar foi uma grata surpresa! Não imaginava que poderia desenvolver tanto amor por um autor clássico brasileiro.
    Não conhecia Utopia! Já adicionei no Skoob e vou conferi-lo assim que puder.
    Para Sempre Cinderela é um dos filmes que marcou minha infância... Passa na regra dos 15 anos com folga!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Excelente vc citar os clássicos aqui, não podem ser esquecidos, deixados de lado. São imprescindíveis para a formação de um bom leitor! Claro que alguns são difíceis pela linguagem da época em que foram escritos, o contexto histórico, mas não impede uma leitura prazerosa e rica.
    Adoro José de Alencar, apesar de suas minúcias descritivas. Acho de um romantismo ímpar. E é meu conterrâneo, cearense danado!
    Gosto demais de Jane Austen,como uma romântica pode ficar sem?
    Adorei sua dica de 'Utopia', quero ler. E valeu a dica de Aluísio de Azevedo, passava por mim e não sei nada sobre ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo plenamente Manu!

      pois vc tem que conhecer esse outro nordestino danado! haha Adoro Aluísio de Azevedo!

      Excluir
  4. Confesso que não sou muito fã de clássicos, mas queria começar a tentar a ler não só pela escola. Até hoje, li Solo de Clarineta do Érico Veríssimo, que mesmo sendo ele contando da sua vida e não uma estória em si, quero dizer, a vida dele foi uma grande história e acho que é por isso que não consigo chamar de autobiografia.
    Estou com Orgulho e Preconceito aqui em casa esperando ansiosamente para ser lido e acho que vai ser uma das minhas próximas leituras.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. "Senhora" pra mim é um dos melhores livros que eu já li na vida!
    Lembro dele no meu Ensino Médio e de como a história me cativou. Acho que a maioria passou por isso. Enquanto os amigos liam por pura obrigação eu devorava as páginas em dias!

    "Orgulho e preconceito" nem se fala! Obra prima!

    Dani / @daride

    ResponderExcluir

  6. Senhora é muuito bom, óótiam sua estante de clássicos.
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  7. Adoro clássicos! Tenho uma verdadeira paixão! Adoro Orgulho e Preconceito, Senhor Darcy *-*

    ResponderExcluir
  8. Eu sou apaixonada por clássicos! Dos autores internacionais amo Jane Austen, Edgar Allan Poe, Henry James, Charles Dickens e é claro, Shakspeare, são tantos os títulos que tenho deles que às vezes me espanto. Dos nacionais, José de Alencar é meu predileto, de todos os que eu já li dele, Lucíola é o que eu mais amo, e você tem toda razão a escrita dele envolve o leitor de uma maneira surpreendente e os romances dele são maravilhosos. Ah, e não poderia deixar de ler e ter na minha estante O Auto da Compadecida que é do meu conterrâneo Ariano Suassuna, o meu predileto dele até agora.

    Beijos!

    P.S. Desculpa pelo comentário gigante!

    ResponderExcluir
  9. Nii, sempre digo "muito obrigado" quando lembro da minha época de escola.
    Sou grata ao meu professor de literatura até hoje, pelos maravilhosos projetos que ele fez, que me conduziu um pouquinho ao que sou hoje no quesito leitura.

    E depois de muito tempo parada sem lê-los, retomei com força total por causa da Jane Austen. Agorinha mesmo estou lendo "Jane Eyre" e espero gostar. Mas tenho que parar com esse meu vício de ver as adaptações primeiro, pq sempre quero que seja igual, se caso gostei rs

    Leia mais então hein!! Sei que gosta de degustar como vc disse em um outro post... :)

    Bjks, da Lisse

    ResponderExcluir
  10. Os Clássicos são sempre bem vindos, :D

    Claro que não curto todos, mas possuem o valor literário em qualquer geração, ;)

    ResponderExcluir

Oie! Que bom que você está aqui! Obrigada pelo comentário e volte sempre! ;) Bjo na testa! haha