terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Saving June-Hannah Harrington

“There is so much beauty in just existing. In being alive.”




Terminei o livro em catarse (eu estudava artes cênicas). Sério! Esse livro te prende em uma história que você não consegue largar até descobrir o porquê de tudo o que está acontecendo, o porquê June fez o que fez com a própria vida. Eu diria que você se torna mais um personagem nesse livro, afinal essa é a grande incógnita da história: ‘Todos sentem muito, mas ninguém pode explicar o porquê’.

A irmã mais velha de Harper, June, se suicidou poucos dias antes da formatura no colégio. Harper, claro, está devastada, mas isso não significa que ela consiga chorar ou expressar a dor como as outras pessoas. O choque e a falta de explicação pelo que aconteceu acabaram paralisando Harper, ela simplesmente está ali sem saber o que fazer. A família já estava fragilizada depois do divorcio dos pais e claro que junto a morte de June tudo ficou ainda pior.

Harper ainda assim tenta encontrar algo que responda as suas perguntas entre as coisas de June, mas as tentativas são frustradas até que um cartão postal com a frase ‘Califórnia, eu estou indo para casa’ chama a sua atenção, mas de uma forma diferente. Ela simplesmente começa a pensar que mesmo não sabendo o porquê de tudo o que aconteceu ela ainda pode fazer algo pela irmã. E então ela decide levar a urna com as cinzas de June para a Califórnia, lugar onde June sempre sonhou viver. Junto com a melhor amiga, Lancey e Jake, um garoto que parece conhecer sua irmã mais do que diz, Harper embarca numa Road trip rumo a Califórnia como um último tributo a Irma.

Mais um ‘debut novel’ que me surpreende. A escrita da autora é maravilhosa e ela soube encaixar tudo de uma forma que não te deixar cansado ou triste demais, pelo contrário, o livro é um verdadeiro vício. A história me emocionou em vários momentos, mas existe humor aqui e ali. O clima aqui não foi de um funeral e isso me deixou mais satisfeita.

Harper nunca foi a filha mais certinha, na verdade, ela sempre foi a filha a dar mais trabalho, a errada mesmo. E eu adorei a personalidade dela e como ela foi se adaptando a nova realidade, a ausência da irmã. A Lancey é completamente extrovertida e fácil de conviver. As duas realmente formam uma amizade linda.

E o Jake? Bem, ele entra na vida da Harper bem no dia do velório. Ela nunca tinha visto ele antes e não sabia o que pensar até achar um CD que descobriu ser um presente de Jake para June. A relação entre Jake e June e a insistência dele em viajar com ela são algumas das perguntas que Harper vai tentar responde durante a viagem. E é no carro do Jake – ops, na Joplin – que eles vão viajar. Ah, claro, o Jake é um crush total.

A minha paixão por esse livro foi ainda maior por todas as referências musicais que o livro tem. Mas não só referências em si na verdade são conversas sobre músicas, já que o Jake é apaixonado. Eu ficava babando por essas conversas, com vontade de me jogar dentro do livro e participar também. Como eu não podia fazer isso eu fui escutar (estou escutando também enquanto escrevo essa resenha) a playlist da viagem e os Mixes do Jake. Tão bom, eu consigo até relembrar partes da história. Sim, o livro é marcante assim!

E as paradas da Road Trip? Eu sempre gosto desses breaks porque sempre acontecem coisas legais. Em ‘Saving June’ não foi diferente. Até em protesto eles foram parar! Além, claro, das figuras que eles acabam conhecendo pelo caminho. Como por exemplo, Dottie, uma garçonete apaixonada por George Clooney.

Não vou conseguir colocar em palavras o quanto o livro é bom e deve ser lido, mas espero que eu tenha despertado a curiosidade e principalmente a VONTADE de vocês para ler o livro! A palavra que resume o livro pra mim é:PERFEIÇÃO.
{}

Editora: Harlequin
ISBN: 978-0373210244
Publicação: 1ªed.2011
Páginas: 336
Idioma: Inglês
Onde Comprar:Book Depository

14 comentários:

  1. Gostei bastante da história pela sua resenha, e diante do QUANTO você gostou, com certeza vai entrar pra minha listinha dos que quero ler *-*

    xx carol

    ResponderExcluir
  2. Wow, Niii! Preciso deste livro! Parece perfeito mesmooo!
    Gostei demais da história. Um drama, mas com doses de humor, sem ser cansativo - na verdade, viciante -, e com um literary crush! Preciso ler urgente!

    Bjo.

    ResponderExcluir
  3. Ai ai, mas um que entra pra minha wishlist!
    O livro deve ser muito bom, adorei isso de a gente se sentir mais um personagem, além de eu também adorar referências musicais!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Sério Niii, livros de Suicido super me interessam, eu comecei a escrever um, tenho alguns capítulos prontos, mas ainda não consegui dar continuidade!

    Sua resenha está muito empolgante! Quero ler já!

    Abraços...

    Artes cênicas é?

    ResponderExcluir
  5. @Daniela Tiemi
    DANIIIIIIIIIIIII,
    AI O Jake!
    Compra mesmo o/

    ResponderExcluir
  6. @Aione Simões
    a música no livro tem um papel fundamental ,é como se fosse mais um personagem.
    Eu amo referências tbém Aione, ameiiiiiii isso no livro!

    ResponderExcluir
  7. Estou com mais vontade ainda de ler esse livro! Por que nenhuma editora se interessa por esse livro? :(
    Amei a resenha ♥

    ResponderExcluir
  8. YES,
    concordo plenamente com vc amiga
    o livro é incrível... acabei tbém com um sorriso no rosto mesmo com todas as lágrimas que derramei.
    Eu amei a Harper.Ela fala tudo o que pensa e isso foi tão legal no livro
    haha
    SIMMMMMMMM, o Jake é um crush e tanto! UI.
    haha
    amei amei.. tbém fico besta com esses debut novel de fora =0 #aprendambrasileiros.

    E obrigada por me emprestar o livro, agora vou comprar o meu pra reler e marcar meus quotes favoritos o/
    bjos

    ResponderExcluir
  9. Ah adorei a resenha, o livro parece ser incrívil, me lembrou um pouco Te amo te odeio sinto tua falta! :]
    Flor, quando colocar os Quotes, o que acha de colocar a tradução também?
    Um Beijão!
    Camila Leite

    @sonhospontinhos
    www.sonhosentrepontinhos.com

    ResponderExcluir
  10. @Camila Leite
    Oi Camila!
    obrigada pelo toque, é que eu sempre esqueço mesmo sorryyyyyy haha
    Traduzindo o quote lá em cima:
    'Há tanta beleza em apenas existir. Em estar vivo'

    bjo

    ResponderExcluir
  11. Gostei demais da resenha.
    Eu quero uma irmã assim... #fofa

    Sabe que ler algo de uma escrita nova sempre me deixa tensa, mas é bom quando a leitura flui tão bem e nos deixa com um sorriso bobo na cara.

    Fiquei curiosa para saber o que aconteceu com a menina, e porque do boy ser tão fundamental na narrativa.

    Vc tem um ótimo gosto Nii, e sempre acerta na leitura. Parabéns!

    XOXO, da Lisse

    ResponderExcluir
  12. Ahhh
    se vc diz que é perfeito vou acreditar!
    Mas vc já notou que tem livro com nome de Saving anyone else?
    Uau o livro parece forte, mas ao mesmo tempo bem jovial... (algo na sua resenha me fez pensar em O Ceu está em todo lugar, só que esse parece um YA mais velho... O Ceu sempre parece ser um Ya mais teen - é eu faço esse tipo de separação!)
    Poxa, é tão bom qnd a gente gosta tanto do enredo que quer se jogar no livro! Poxa, acho que eu ia amar as conversas sobre música tb!

    E para tudo, tem road trip?? Putz, eu aind anão consegui nada que tenha uma, mas desde que li vc falat de Take me There tenho vontade (tem varios nesse estilo que quero!)

    Otima resenha como sempre!
    beijos
    Evellyn!

    ResponderExcluir
  13. Sempre achei livros de suicídios meio chocantes, mesmo assim, essa história parece tratar isso com leveza. Parece que o enredo é bem diferente, gostaria de ler!

    ResponderExcluir

Oie! Que bom que você está aqui! Obrigada pelo comentário e volte sempre! ;) Bjo na testa! haha