segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Confissões de um Turista Profissional - Kiko Nogueira

[Quem gosta de viajar, e viaja mesmo (isto é, não faz turismo pra inglês ver), sente uma vontade danada de falar a verdade sobre os lugares que visitou. Coisas como: vale a pena todo aquele trabalho no Louvre para não ver a Monalisa? Existe algum lugar mais insalubre do que uma barraca de praia no Nordeste? Ou ainda: por que o Brasil precisa de mais uma obra de Oscar Niemeyer, o veterano arquiteto que deixa um rastro de concreto aonde quer que vá? Mas falar dessas coisas é, no mínimo, tornar-se um chato. Pois Jota Pinto Fernandes, alter ego de Kiko Nogueira, é o chato que vive em cada viajante. Corajoso e desbocado o suficiente para dizer o que as agências e seu amigo que acabou de chegar de Nova York nunca falarão. Escrito pelo ex-diretor da revista Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas, da Editora Abril, Confissões de um Turista Profissional é uma leitura pra quem quer olhar as lindas fotinhos no celular, na volta daquele pacote inesquecível, e pensar: “E não é que era isso mesmo…?”]






Um livro que me surpreendeu com uma ótima leitura. O único defeito do livro é na verdade o mesmo fator que constata o quanto ele é bom: O livro deveria ser maior! O livro tem 94 páginas! =x

Eu imaginei que seria só mais um guia de viagem, mas é totalmente o contrário, a forma como o Kiko Nogueira escolheu falar sobre viagens foi totalmente inusitado. Com pequenas crônicas ele não fala necessariamente sobre pontos turísticos, mas sobre algumas peculiaridades do turismo e de uma forma geral. Ou seja, ele não fala, por exemplo, de fortaleza e suas belezas naturais, mas dos duvidosos artesanatos locais.

Tudo através de uma crítica bem humorada onde acaba sendo impossível não se identificar, principalmente, porque o turista acaba deixando esses pequenos detalhes passar ou até mesmo – o que é o mais comum, prefere deixar pra lá. Aquela coisa né... Viva a ignorância!#not.

Rir demais com esse livro e sabe aquela leitura que você não ver a hora passar de tão boa?.(só para constar... tem livro que mesmo pequeno é um martírio pra você terminar). Assim é ‘Confissões de um turista profissional’. Sem dúvida cumpre-se o que o título propõe: ‘Tudo o que você queria saber sobre viagens e que os guias jamais vão contar’.

O kiko nogueira também escreve com o pseudônimo Jota Pinto Fernandes. E eu estou ansiosa para ler outra coisa dele!

Se esse livrinho cair na sua mão, Leia, você não vai se arrepender! Tenho certeza!

Editora: Novo Conceito
ISBN: 978-8563219435
Publicação: 1ªed.2011
Páginas: 94
Idioma: Português
Onde Comprar: Submarino

*Livro recebido para resenha

9 comentários:

  1. Essa semana nem li nada... Mas agora vou pegar firme em Em Chamas, e terminando, começo a ler ele!

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei esse livro. Também li rapidinho e ri muiiito! :D *-* Não era um livro que eu esperasse alguma coisa, mas me surpreendeu.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  3. A gente não pode mesmo julgar um livro pela capa, ele não parece ser bom do jeito que você disse que é!
    Fiquei até curiosa pra ler!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Oinnn, eu agora fiquei beeem curiosa pra ler o livro, acho até que será o próximo, ainda mais que é bem pequenininho...adorei a sua opinião.

    Vanessa - Balaio

    ResponderExcluir
  5. Olá Ni! Estou lendo esse livro e ele é mesmo muito engraçado. Adorei a forma como o autor fala sobre as viagens, muito divertido.
    Beijos.

    Rafa{Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  6. essa capa já me ganhou é toda fofinha kkkkk, fiquei bem curiosa para ler e logo é pequenininho então é aquela leitura super rápida.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Tô bem curiosa pra ler, Nii!
    Será uma das minhas próximas leituras!

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  8. Ah! \o/ Eu também recebi esse livro :)
    Acho que o passarei na frente de alguns. rs
    Abraços,
    Camila Leite

    @sonhospontinhos
    www.sonhosentrepontinhos.com

    ResponderExcluir
  9. Não é um guia de viagem. O autor conta, por meio de crônicas, algumas experiências de viagem, dá a sua opinião sobre situações e fatos de forma sincera, mas em alguns casos ele é muito ácido, radical e muitas vezes ofensivo, o é irritante. Expressar sua opinião é um direito; ofender quem pensa diferente é um desrespeito. De qualquer forma, fui relevando em nome das partes divertidas.
    No entanto, na crônica "Proibido para menores" ele disse absurdos tão absurdos a respeito de hotéis que não aceitam crianças, que passou dos limites. Por exemplo: "mais que hospedagem, esses endereços seriam, provavelmente, ninhos para acasalamento." "As paredes são forradas de veludo. A cama é redonda. Wando e Kenny G nos auto-falantes." "É obrigatório que o desempenho sexual dos hóspedes seja impecável."
    Completamente sem noção! A graça acabou de vez e passei a considerá-lo um pretensioso metido a engraçado. Não recomendo.

    ResponderExcluir

Oie! Que bom que você está aqui! Obrigada pelo comentário e volte sempre! ;) Bjo na testa! haha