
"God take care of him, because he's my past and my future"
Hoje a resenha é tripla. Não só um livro, mas uma série!“How to ruin” era a única série da Elkeles que eu ainda não tinha lido e claro que eu não podia deixar em branco, eu amo os livros dessa autora. Por se passar em Israel eu fiquei com mais vontade ainda de ler (Diferente né?). E a série tem um diferencial (além do lugar) com relação aos outros, é recheado de bom humor.
A série é uma trilogia. O primeiro livro, “How To Ruin a Summer Vocation”, apresenta a protagonista Amy, que já está na minha lista de protagonistas ‘louquinhas’, indo passar o verão em Israel, terra natal do doador de espermas, seu pai. Eles nunca tiveram um relacionamento próximo e vocês já podem imaginar que Amy não está viajando muito feliz.
Em Israel, Amy não encontrará nada igual ao que ela está acostumada. Uma família que não tem noção da existência dela, um país que vive em estado de vigilância e é uma verdadeira zona de guerra, um único banheiro para todos da casa, uma prima e um vizinho que não vão com a cara dela... Os problemas por lá vão ser inúmeros e a Elkeles escreveu de uma forma super divertida. Rir tanto dos exageros dela, do medo dela dos terrotistas, dos milhares de planos que ela sempre tinha. O livro é ótimo e só aumenta a vontade de acompanhar mais ainda a vida da Amy. Quem bom que eu já tinha os outros...
Até aqui apenas uma idéia geral do livro, a parti de agora ‘Spoilers do segundo e Terceiro Livro’
No segundo livro “How To Ruin my Teenage Life” Amy já está de volta a Chicago. Sem Israel nesse livro, mas o que não quer dizer que faltará Israelistas. No segundo volume Amy vai enfrentar as mudanças com a mãe e vai inaugurar um novo capítulo da sua vida morando com o pai. Além disso, vai conviver com o fato de ter um ‘namorado’ à distância e se meter em vários problemas por mais de seus famosos planos e dessa vez o alvo vai ser o próprio pai. Mutt, o cachorrinho israelita vai aprontar todas no parque que frequenta e tem um novo personagem que promete, que é o Nathan. Vamos conhecer também um pouquinho da BFF da Amy, a Jessica. Que é ilária.
Já no terceiro livro “How To Ruin Your Boyfriend’s Reputation”, como o próprio nome diz, Amy vai perseguir o namorado em Israel. Como? Indo para o mesmo lugar onde ele está treinando. Isso porque ela vai participar de um acampamento militar. Todas as dúvidas da Amy com relação ao namoro á distância vão ser o assunto do livro. (o que acontece desde o segundo livro na verdade).
Fim do Spoiler.
Eu amei todos os personagens, tanto os que estão desde o começo quantos os que acabam entrando com o decorrer dos livros. Clichês à parte, a autora conseguiu criar uma ótima história. Apenas dois pontos me incomodaram... Acho que faltou um pouco de maturidade para a Amy no desenvolvimento da história. -Tudo bem, teve todo o crescimento com relação à abertura que ela fez para com as raízes Israelistas dela. (a conversão da religião, por exemplo)- mas acho que ainda faltou algo, principalmente no último livro, que foi o que eu menos gostei.
Outro ponto - mais numa visão de fã mesmo – foi que eu queria muito que a autora colocasse um capítulo do futuro deles. (o que ela faz sempre na série Perfect Chemistry). A Amy fala tanto no futuro dela durante o livro que eu esperava loucamente para ver isso. Acho que era OBRIGAÇÃO da autora colocar esse capítulo extra. #magoou
Alguns comentários indispensáveis:
1- Todo capitulo tem uma frase que resume o que vai acontecer. As minhas preferidas foram do livro dois, que são sobre a bíblia. Imaginem a Amy contextualizando? É super divertido.
2- As capas não são as mais lindas do universo, mas a textura é tão boa de pegar e a diagramação ficou ótima, fora que o cachorrinho que aparece nos dois primeiros ivros é fofo, *-*
3- Avi e Amy. Quando eles não estavam brigando eram as declarações de amor mais lindas do mundo. Amei todas as partes que os dois protagonizaram.
Enfim pessoas, é uma série mais do que recomendada! Não vejo a hora de ler mais da Elkeles. Chega logo “Chain Reaction”.
ps : Conselho de amiga: Se ficou com vontade de ler, compre todos de uma vez. É totalmente viciante! Você vai ficar querendo loucamente a continuação.